8 Gatilhos Mentais Poderosos Que Vai Aumentar Muito Suas Vendas Pela Internet

Quais são os principais gatilhos mentais poderosos que devo usar para alavancar minhas vendas na internet? Essa também é sua duvida?

Então leia esse artigo que garanto que depois que começar a usar essas técnicas seus resultados serão excelentes.

Mas antes vamos saber o que são gatilhos mentais e porque eles são excensiais para melhorar seus resultados online.

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que estabelecem relação com os sentimentos humanos como a emoção e a percepção de cada pessoa.

Para ficar mais claro vou usar uma definição que está no livro de Robert B. Cialdini: As Armas da Persuasão. Cialdini define Gatilhos Mentais Poderosos como sendo…

“A habilidade de trazer pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos”.

Baseado nesta definição de Robert, eu vou mostrar pra você hoje, os principais gatilhos mentais que vão fazer aumentar suas vendas na internet.

Existem diversos gatilhos e dependendo da fase do funil de vendas em que você está, pode ser que alguns deles não encaixem no seu momento, porém não se preocupe você pode questionar isso no final do artigo deixando sua dúvida nos comentários.

Afinal gatilhos é o que não falta e não caberiam todos neste artigo.

Então voltando ao nosso tema; Eu separei 8 dos principais gatilhos mentais poderosos para que você aplique em suas estratégias de vendas e deixe seu negócio muito mais lucrativo.

Então Vamos Aos 8 Gatilhos Mentais Poderosos

1-Gatilho Mental da Afinidade:

O cliente em geral procura alguma afinidade entre ele e o vendedor, e aqui eu digo vendedor num sentido mais amplo seja a pessoa que fala com cliente ou sua marca, que pode se vender sozinha.

Ele gosta de comprar de quem, de alguma forma se parece com ele, por isso para alavancar sua vendas é preciso criar uma afinidade com seu cliente.

O primeiro passo para aumentar suas vendas usando esse gatilho é gerar afinidade com seu público e para isso é necessário que você conheça profundamente sua audiência.

E como isso é possível?

A partir do momento em que sua persona está bem definida, quando você começar a se relacionar com seus público a medida em que você chega no mesmo nível de interesse do seu público Alvo, seus resultados aparecem.

Uma forma de você conseguir gerar afinidade é por meio da arte de contar histórias (storytelling).

Conte sua história, seus medos, dificuldades, habilidades, superação etc, busque expor na sua história características que sejam parecidas com as do seu público.

Seu cliente precisa entender que você também passou pela mesma dor e que seu produto foi a melhor solução e assim irá criando cada vez mais afinidade.

Lembre-se seu cliente irá se conectar com algo que tenha afinidade com ele.

2- Um Dos Gatilhos Mentais Poderosos o da Segurança:

Sentir segurança ao adquirir um produto ou serviço é algo que todo consumidor quer e precisa, principalmente se ele estiver conhecendo seu produto ou serviço agora.

Por isso o gatilho da segurança aliado a confiança que você enquanto vendedor vai passar para seu cliente á garantia de uma venda de sucesso.

E como você vai mostrar aos seu consumidor que essa aquisição é segura e confiável? DEMONSTRANDO isso a ele.

O cliente quer ver resultados e isso que vai dar segurança para que ele compre o seu produto, essa é uma forma de aplicar esse gatilho.

3- Gatilho Mental da Prova Social:

Esse é um dos Gatilhos Mentais Poderosos que vai ajudar você a vender muito pela internet, principalmente neste momento em que o consumidor está bastante visual.

A prova social é você apresentar pessoas, aqueles clientes fiéis, que usaram seu produto ( ou usam) e que possam dar um depoimento passando a experiência positiva que tiveram.

E se você tiver um vídeo com essa prova social esse gatilho é para você. Também pode ser feito com, declarações escritas e assinadas, aquele feedback na fan page.

A provas sociais geram muitas vendas e aumenta também a segurança do consumidor.

4- O Gatilho Mental Poderoso Da Autoridade:

Você já imaginou uma “autoridade” falando bem dos seus produtos. Como assim? Achou estranho isso? Vou explicar.

Se você trabalha no segmento de gastronomia e de repente vai comprar uma panela, quando chega na loja tem diversos modelos iguais, ao que você está buscando, de vários fabricantes.

Porém entre elas está uma destacando a seguinte frase “TESTADO E APROVADO POR HENRIQUE FOGAÇA (Jurado Do Master Chef Brasil”. Isso te chamaria atenção?

O mínimo que acontece é surgir a dúvida sobre a qualidade das demais, sem falar que se um chefe de cozinha aprovou é porque realmente o produto tem a qualidade necessária para o que se propõe.

Isso é autoridade. Ter um especialista renomado falando bem do seu produto faz alavancar e muito suas vendas. Seu cliente vai pensar esta é a solução que eu quero pra mim, afinal fulano aprova e recomenda.

5- Gatilho Mental da Urgência:

Neste gatilho você vai mostrar ao seu cliente que ele não tem muito tempo para decidir se compra ou não. Você vai criar nele a necessidade de ter seu produto o mais rápido possível.

Esse gatilho e até parecido com o gatilho da Escassez, que eu ainda vou falar neste artigo.

As pessoas não querem perder as possibilidades de escolha, nem mesmo pensar em não conseguir algo que deseja.

Para isso você vai colocar na cabeça do seu cliente de ele não decidir logo, (dar um prazo) ele pode perder as opções de cores, tamanhos, quantidade etc..

Quanto antes ele adquirir mais liberdade de escolha ele terá.

6- Gatilho Mental Poderoso da Escassez:

As pessoas tem o hábito de valorizar aquilo que perde. Isso acontece porque no nosso inconsciente o que é mais difícil é mais valioso.

E é isso que você vai colocar na cabeça do seu consumidor em relação ao seu produto.

Seu cliente precisa entender que se não comprar ele vai ficar sem. E a partir do momento em que você já trabalhou diversas etapas do seu funil de vendas.

E ele está na indecisão você aplica esse gatilho para motivá-lo a praticar a ação. São aquelas típicas frase o tipo “Edição limitada, última unidade etc…”

7- Mais Um Dos Gatilhos Mentais Poderosos o da Reciprocidade:

Esse gatilho você vai conseguir alcançar seu objetivo a medida em que você entrega um benefício ao seu cliente como uma gentileza por ele ter adquirido um produto seu.

É muito comum esse gatilho dos vendedores porta-a-porta que geralmente entregam um brinde quando compramos algo deles.

Na reciprocidade você precisa emocionar o seu cliente com um ato gentil para que em troca ele lhe oferece algo que você deseja que ele faça.

8-Gatilho Mental da Antecipação:

Esse gatilho mental é muito poderoso, porque ele mexe com as expectativas que seu cliente tem para o futuro.

Como aquelas degustações de margarina, ou café no supermercado.

Quando aquela moça te oferece uma pequena porção de margarina no pedaço de torrada, ela está antecipando parte do que você terá se adquirir o produto.

É o mesmo que dizer, não fique só com isso se você pode ter muito mais se comprar meu produto.

E aí você sai com aquele gosto de quero mais, porém nem todo mundo tem a “cara de pau” de repetir uma degustação, e o que ele faz leva o produto pra casa e mata aquela vontade de quero mais.

É isso que você vai mostrar ao seu público. Antecipe uma parte daquilo que ele terá com a compra.

Esses são apenas uma pequena parte dos principais gatilhos mentais poderosos que irão fazer com que você venda muito mais pela internet, mas em breve teremos mais.

Mas se você quer saber como aplicar todos os Gatilhos Mentais Poderosos passo a passo, e ainda aprender técnicas de copywriting, e alavancar sua vendas em menos de 24 horas.

Leia Este Artigo e Descubra Como é Possível Vender Em Menos De 24 Horas Com Técnicas De Copywriting. 😉 

➡ Guia Inicial Para Vender Em Menos De 24 Horas

Ah não poderia finalizar sem antes avisar que se tiver alguma duvida ou se quer saber mais novidades sobre esse assunto cadastre Baixando o e-book gratuito e fique muito bem informado.

Até a próxima!!!!

Lúcio Silva.

 

4.8 5

E-Book Grátis: Sua Primeira Venda Sem Investir Em Anúncios!!!

18 Comentários

  1. Sílvia Flor

    Nota 10 para o seu artigo, Lúcio Silva! Eu não conhecia a maioria desses gatilhos mentais e me vi diante de muitos deles. Esse da antecipação mesmo, já passei por ele diversas vezes. O da escassez então, nem se fala rsrsrs. Muito bom o conteúdo do seu blog. Vou assinar para receber suas novidades. Obrigada pelo ebook! Estou aprendendo muito com você. Desejo-lhe muito sucesso!

    • Obrigado Sílvia pelo seu comentário amiga, os gatilhos mentais são poderosos para levar o lead para aonde você você quiser se usado da maneira certa. Um Abraço e sucesso amiga.

  2. Carla Cunha oliveira

    Este artigo esta muito bem explicado e de fácil entendimento.
    Trabalho no comércio e com estes conhecimentos que vi aqui,
    vou usar sim e aplicar em cada uma nas minhas próximas vendas.
    Parabéns pelo artigo.

  3. Marcio Augusto

    Muito legal cara! Esses gatilhos vão me ajudar muito no meu negócio.

  4. Luiz Augusto

    Muito boa a matéria sobre gatilhos mentais. Parabéns! Tenho visto muito ser usado o gatilho da urgência.

  5. Gladson Cardoso

    Gostei do artigo, principalmente o item de número 3 – que fala sobre Prova Social, parabéns

  6. Juliana

    Nossa Lucio seu artigo ta muito bom estou aprendendo a montar um negócio online e esse seu artigo sobre gatilhos mentais vai ajuda a eu melhora minhas vendas muito obrigada pelo artigo,preciso urgente colocar em pratica…

    • Obrigado Juliana, coloque em prática essas dicas que tenho certeza que o seu negócio vai dar um grande passo.

  7. Muito bom seu artigo.
    O Gatilho nº 02 é o que mais gosto. Muito bom sentir segurança quando adquirimos algo…
    Excelentes dicas. Adorei o ebook. Parabéns.

  8. Odael Amaral

    Muito bom esse artigo,vou aprender a usar esses gatilhos mentais para aumentar meus resultados na internet,obrigado pelas dicas!

  9. Ronaldo Vieira

    Artigo excelente, cada dia que passa os gatilhos mentais são usados pelos empreendedores de sucesso e com essas dicas e exemplos de gatilhos mentais eu também vou começar a utilizá-los no meu negócio.

  10. Luciana Paiva

    Que artigo excelente Lúcio, uma dificuldade minha sempre foi fazer artigo com gatilhos que realmente deixassem o cliente com aquela super vontade de adquirir algo. Muito Bom! Obrigada!

  11. Andre Freitas

    Acho show esta parte que envolve psicologia de vendas, parabéns pelo artigo

    • Obrigado Andre pelo comentário. Um Abraço

  12. fabiano porteiro dos santos

    Parabéns pelo artigo, vou aplicar em meus e-mail esse Gatilho de escassez. O da Reciprocidade é muito poderoso também.

  13. Tatiane Moreira

    Excelente ja tinha assistido um video sobre gatilhos mentais , um tempo atras ate algumas aulas de PNL , é interessante e fundamental pra quem trabalha via web

  14. Evertom Henrique

    Os gatilhos mentais é essencial para qualquer negócio dá certo. Principalmente se você quer ser um bom afiliado e poder vender todos os dias, muito bom.. Obrigado pelas dicas

  15. Tiago

    Excelente! com essas dicas irei levar meu negócio online a outro nível.

Comentários não são permitidos.